Se eu conseguir que um aliado atire em mim, posso usar o recurso de monge Defletir mísseis para desviar o projétil em um inimigo?
A descrição do recurso Deflect Missiles do monge diz
você pode usar sua reação para desviar ou pegar o míssil quando for atingido por um ataque de arma de longo alcance.
Por exemplo, digamos que há uma parede atrás da qual um goblin está se escondendo. É a vez do meu aliado de longo alcance e eles podem me ver, mas não podem ver o goblin porque está atrás da parede. Meu aliado poderia atirar uma flecha ou qualquer projétil de arma em mim para que eu pudesse usar Deflect Missiles para desviá-lo no inimigo?
Respostas
Sim, isso é permitido
Nada nas regras para o recurso Deflect Missiles do monge impede que esta sequência de eventos funcione conforme você descreve:
Começando no terceiro nível, você pode usar sua reação para desviar ou pegar o míssil quando for atingido por um ataque de arma de longo alcance . Quando você faz isso, o dano que você recebe do ataque é reduzido em 1d10 + seu modificador de Destreza + seu nível de monge.
Se você reduzir o dano para 0, poderá pegar o míssil se for pequeno o suficiente para você segurá-lo com uma das mãos e tiver pelo menos uma mão livre. Se você pegar um míssil dessa forma, poderá gastar 1 ponto de ki para fazer um ataque à distância com a arma ou munição que acabou de pegar, como parte da mesma reação. Você faz este ataque com proficiência, independentemente de suas proficiências com a arma, e o míssil conta como uma arma de monge para o ataque, que tem um alcance normal de 6 metros e um longo alcance de 18 metros.
Ele pode ser usado exatamente como você descreveu. Qualquer míssil que se aproxime, desde que seja de um ataque de arma de longo alcance e acerte você, pode ser desviado. Pontos de bônus para criatividade :)
É um pouco caro; ele gasta um ataque para seu aliado e uma reação e um ponto de ki para você alcançar. Também vem com o risco de simplesmente levar um tiro se o aliado rolar bem na rolagem de dano e você rolar mal na redução de dano de Mísseis Defletidos.
Lembre-se de que não funciona com ataques de feitiço à distância, antes de fazer o mago do grupo atirar pedras mágicas em você.
Suas intenções além de "levar um tiro" não estão claras na pergunta, mas supondo que você esteja fazendo isso para usar o recurso para redirecionar o míssil ...
Sim, mas existem muitas variáveis em ação
Não há nada no recurso Deflect Missiles dizendo que o míssil não pode ser de fogo amigo. No entanto, existem muitas desvantagens em potencial para isso ...
- Seu amigo precisa bater em você. Você pode ser capaz de convencer alguns Mestres de que, uma vez que toda sua CA (da Defesa Unarmored) é baseada em reflexos, ao contrário de escudos e armaduras, você pode apenas ficar parado para reduzir sua CA a algo facilmente atingível. Mas, da mesma forma, esse golpe pode acabar sendo um golpe crítico.
- Você precisa reduzir o dano para 0. Portanto, com base em quão forte você foi atingido e quão bem você rolou em 1d10, o míssil ainda pode atingir 1 ou mais danos, o que significa que você não pode redirecionar o míssil e sofreu danos para o esforço.
- Agora você precisa fazer uma jogada de ataque para ver se o míssil atinge seu alvo goblin.
- Você usa um ponto de ki para o esforço.
- Você está gastando sua reação, que pode ser melhor gasta em outro lugar, como para interceptar um ataque de mísseis dos goblins.
Então, sim, é uma ave-maria que seu amigo está tentando, mas há muitos fatores trabalhando contra isso.