Um Homúnculo pode realizar livremente uma ação bônus concedida a ele por uma regra específica, como um feitiço?
Após a errata / Tasha, sabemos que você pode usar a ação bônus do seu personagem para comandar um Homúnculo a usar um Item de Armazenamento de Feitiço . Acho que também sabemos que um Homúnculo pode manter livremente a Concentração em um feitiço lançado do Item, já que a Concentração não requer nenhuma ação.
Digamos que o item contenha Heat Metal. O feitiço Heat Metal permite que o lançador execute uma ação bônus nos turnos subsequentes para infligir novamente o dano (e desvantagem) no alvo.
O Homunculus pode realizar essa ação bônus sem ser comandado pelo personagem?
A descrição do Homunculus em Tasha afirma que
ele pode se mover e usar sua reação por conta própria, mas a única ação que executa em seu turno é a ação de esquiva, a menos que você execute uma ação bônus em seu turno para comandá-lo a executar outra ação. Essa ação pode ser uma em seu bloco de estatísticas ou alguma outra ação.
Observe que nada é dito sobre sua capacidade de realizar uma ação bônus , provavelmente porque a habilidade de realizar uma ação bônus é concedida por circunstâncias específicas (por exemplo, duas armas leves de empunhar), características de classe (por exemplo, Campo defensivo), talentos (por exemplo, Especialista em Besta) e feitiços (por exemplo, Metal Calor).
Na ausência de qualquer coisa mais específica na descrição do Homunculus, pode-se argumentar que a linguagem específica do Heat Metal permite que o Homunculus execute uma ação bônus à vontade. Por outro lado, também se poderia argumentar que uma "ação bônus" é uma subcategoria de "ação" - no entanto, não acho que tal argumento se sustente, porque embora algumas ações bônus replicem ações (como ataques de arma), outros não (como Defensive Field), sugerindo que "ação bônus" é uma categoria separada de mecânica de jogo (semelhante a "reação" e "interação de objeto" sendo categorias separadas em 5e, embora apenas na linguagem inglesa sejam todas , é claro, ações).
Respostas
Ações de bônus não são ações
Isso pode ser concluído por meio dos seguintes dois exemplos:
O recurso Surto de ação do lutador afirma:
[...] Por sua vez, você pode realizar uma ação adicional. [...]
Enquanto isso, o Sage Advice Compendium esclarece o que isso significa:
P. O recurso Surto de Ação do lutador permite que você faça uma ação bônus extra, além de uma ação extra?
A. Surto de ação dá a você uma ação extra, não uma ação de bônus extra.
Outra parte das regras que esclarece que são diferentes é a seguinte:
[...] Qualquer coisa que prive você de sua capacidade de realizar ações também o impede de realizar uma ação bônus.
Isso é explicitamente mencionado nas regras, o que me leva a acreditar que, de outra forma, não seria o caso; portanto, concluo disso (e de recursos como Surto de ação) que ações de bônus não são ações.
Da mesma forma, se algo disser "Você deve usar sua ação para ativar este item", isso não significa que você pode usar uma ação de bônus. Sua ação é uma coisa específica que sua ação bônus não é.
Se ações bônus são ações, as reações também seriam
Isso ocorre porque a seção sobre reações afirma:
Certas habilidades especiais, feitiços e situações permitem que você execute uma ação especial chamada de reação [...]
No entanto, numerosos recursos os separam, como várias condições e até mesmo o próprio homúnculo:
Uma criatura incapacitada não pode realizar ações ou reações.
ele pode se mover e usar sua reação por conta própria, mas a única ação que executa em seu turno é a ação de esquiva [...]
É claro que as reações não podem ser ações, caso contrário, a frase acima seria absurda. Como o parágrafo sobre reações é extremamente semelhante ao parágrafo sobre ações bônus (ambos listados abaixo), eu concluiria que, uma vez que as reações não são ações, tampouco o são.
Vários recursos de classe, feitiços e outras habilidades permitem que você execute uma ação adicional em seu turno, chamada de ação bônus. [...]
Certas habilidades especiais, feitiços e situações permitem que você execute uma ação especial chamada de reação [...]
Assim, o Homunculus pode fazer o que quiser com sua ação bônus, mas tenha em mente, como com todas as coisas, o GM tem a palavra final sobre como elas funcionam.
Uma ação bônus é uma ação
“A única ação que realiza na sua vez” inclui ações de bônus porque ações de bônus são ações:
Vários recursos de classe, feitiços e outras habilidades permitem que você execute uma ação adicional em seu turno, chamada de ação bônus.
Você deve realizar uma ação bônus em seu turno para comandar o homúnculo “para realizar outra ação (bônus)”.