Um Paladino poderia usar a habilidade Punição Divina em um ataque de desarmamento?
O Paladino de Oath of Redemption, para o qual eu sou o Mestre, me pediu esclarecimentos sobre as regras de desarmamento. Decidi usar as regras opcionais da página 271 do DMG, que afirmam:
Desarmar
Uma criatura pode usar um ataque com arma para derrubar uma arma ou outro item do alcance do alvo. O atacante faz uma jogada de ataque contestada pelo teste de Atletismo ou Acrobacia do alvo. Se o atacante vencer a disputa, o ataque não causa nenhum dano ou outro efeito prejudicial, mas o defensor larga o item.
No entanto, estou me perguntando se ele seria capaz de ativar sua Punição Divina naquele desarme.
Golpe Divino
Quando você acerta uma criatura com um ataque de arma corpo a corpo, você pode gastar um espaço de magia para causar dano radiante ao alvo, além do dano da arma.
Tecnicamente, o Paladino atingiu o alvo com um ataque de arma corpo-a-corpo que me leva a querer decidir que sim. As regras de desarme afirmam que o ataque não causa dano ou outros efeitos nocivos, mas o Golpe Divino não seria estritamente parte desse ataque. Eu sinto que estou inclinado a permitir que o Divine Smite funcione após um Desarme bem-sucedido, mas queria ver se há algum precedente para algo assim, já que não encontrei regras específicas para esta questão em lugar nenhum.
Respostas
Não, você não pode usar Divine Smite com o ataque Disarm
As regras de desarme dizem:
Uma criatura pode usar um ataque com arma para derrubar uma arma ou outro item do alcance do alvo. O atacante faz uma jogada de ataque contestada pelo teste de Atletismo ou Acrobacia do alvo . Se o atacante vencer a disputa, o ataque não causa danos ou outros efeitos nocivos ...
Envolve um ataque com arma; no entanto, Divine Smite diz:
Quando você acerta uma criatura com um ataque de arma corpo a corpo
Já que com um ataque de desarmar, você não está realmente dando um "golpe", você está fazendo um teste contestado que simplesmente usa um ataque de arma, isso significa que o gatilho para Golpe Divino nunca ocorre.
Além disso, mesmo se você pudesse chamar o concurso de Desarme de "golpe", você está acertando a arma ("... para derrubar uma arma ou outro item do alcance de um alvo ..."), enquanto o Golpe Divino diz:
Quando você acerta uma criatura com um ataque de arma corpo a corpo
então ainda não funcionaria porque você não está acertando uma criatura.
Acho que é isso que a descrição de Desarmar está tentando dizer com "o ataque não causa danos ou outros efeitos nocivos" ...