Cartas de aventura e pena, os redimidos?

Dec 04 2020

Versão curta:

Se eu conjurar um card de aventura visando uma de minhas criaturas, enquanto eu tiver Feather, o Redimido no campo de batalha, terei que devolver o card para minha mão? Ou posso deixá-lo no exílio?

Versão longa:

Os cards de aventura, vamos usar o Faerie Guidemother , permitem que você exile o card após lançar a aventura e, posteriormente, lançá-lo do exílio.

Regras abrangentes:

715.3d Em vez de colocar uma mágica que foi lançada como uma Aventura no cemitério de seu dono conforme ela é resolvida, seu controlador a exila. Enquanto aquela carta permanecer exilada, aquele jogador pode conjurá-la. Não pode ser conjurado como uma aventura desta forma, embora outros efeitos que permitem a um jogador conjurá-lo podem permitir que um jogador o conjure como uma aventura.

Pena, o Redimido tem o seguinte texto:

Sempre que você conjura uma mágica instantânea ou de feitiço que tem como alvo uma criatura que você controla, exile aquele card em vez de colocá-lo em seu cemitério enquanto ele é resolvido. Se o fizer, devolva-o para a sua mão no início da próxima etapa final.

Como esses são efeitos de substituição, como o card é exilado por Pena é importante? Ou devo escolher como mover o cartão? ou seja, posso escolher deixar a Mãe Guidemã Faerie exilada ou posso escolher colocá-la em minhas mãos?

Respostas

9 Andrew Dec 04 2020 at 07:56

Resposta curta:

Você pode escolher qualquer um, mas você tem que escolher se pretende devolvê-lo com Feather ou exilá-lo como uma aventura enquanto o feitiço está sendo exilado, você não pode ter seu bolo e comê-lo também.

Resposta longa:

A regra 715.3d cria um efeito de substituição para quando a mágica instantânea / feitiço resolve, assim como o texto de Feather. Como a maioria dos outros efeitos de substituição, o jogador pode escolher a ordem em que se aplica, com algumas limitações. Essas limitações são abordadas na Regra 616.1 das Regras Abrangentes :

616.1 Se dois ou mais efeitos de substituição e / ou prevenção estão tentando modificar a maneira como um evento afeta um objeto ou jogador, o controlador do objeto afetado (ou seu proprietário se não tiver controlador) ou o jogador afetado escolhe um para aplicar, seguindo o etapas listadas abaixo. Se dois ou mais jogadores tiverem que fazer essas escolhas ao mesmo tempo, as escolhas são feitas na ordem APNAP (consulte a regra 101.4).

616.1a Se qualquer um dos efeitos de substituição e / ou prevenção forem efeitos de auto-substituição (ver regra 614.15), um deles deve ser escolhido. Caso contrário, vá para a regra 616.1b.

616.1b Se qualquer um dos efeitos de substituição e / ou prevenção modificaria sob cujo controle um objeto entraria no campo de batalha, um deles deve ser escolhido. Caso contrário, vá para a regra 616.1c.

616.1c Se qualquer um dos efeitos de substituição e / ou prevenção fizer com que um objeto se torne uma cópia de outro objeto ao entrar no campo de batalha, um deles deve ser escolhido. Caso contrário, vá para a regra 616.1d.

616.1d Qualquer um dos efeitos de substituição e / ou prevenção aplicáveis ​​pode ser escolhido.

Os efeitos não são efeitos de auto-substituição (616.1a), eles não mudam o controle de um objeto que entra no campo de batalha (616.1b) e não fazem com que um objeto que entra no campo de batalha se torne uma cópia de outro objeto (616.1c) então 616.1d é o que se aplica, tornando-a sua escolha.

Feather tem 2 regras sobre o Gatherer que parecem se aplicar aqui, a primeira:

Se o próprio efeito de uma mágica instantânea ou feitiço instrui você a exilá-la ou colocá-la em qualquer outro lugar, ela não tentará ser colocada em seu cemitério ou exilada com o efeito de Pena, então você não a devolverá para sua mão.

Trata-se de feitiços como Evolução Cíclica , Visão de Cima ou Resgatar os Perdidos . O texto nesses cartões diz para você colocar o cartão em algum lugar como parte do efeito. A Evolução Cíclica estará no exílio suspenso quando for resolvida. Ver De Cima e Resgatar os Perdidos já podem estar em sua mão se você atender às condições deles, caso contrário, eles seriam enviados para o seu cemitério, e Pena pode pegá-los. Isso não é o que acontece com os feitiços de Aventura, se fosse toda aventura teria que dizer "Exílio [meio nome da aventura], enquanto permanecer exilado, você pode lançar [meio nome da criatura] do exílio." nele.

O segundo é o que se aplica:

Se outro efeito de substituição instrui você a exilar uma mágica instantânea ou de feitiço, como o de Arcanista Dreadhorde ou a palavra-chave flashback, você pode escolher aplicar o efeito de substituição de Pena primeiro. Se você fizer isso, a habilidade desencadeada retardada de Feather retornará aquele card para sua mão.

Esta regra é apenas aplicar as regras de 616.1 conforme explicado acima, uma vez que existem 2 efeitos de substituição que não se enquadram em nenhum dos casos especiais que devem ser escolhidos primeiro, o jogador pode escolher o que quiser. Para a segunda parte de sua pergunta, você deve escolher o efeito que deseja aplicar no momento em que ocorre, e o outro efeito de substituição não se aplicará de forma alguma. Uma aventura exilada usando o efeito de substituição de Pena não pode ser lançada do exílio, uma aventura exilada pela regra 715.3d não retornará para sua mão por causa de Pena. A menos que você pretenda conjurar a criatura imediatamente, usar o efeito de Pena é provavelmente a melhor escolha, pois você terá a opção de fazer qualquer um da mão novamente.


Como uma observação lateral, um efeito de auto-substituição seria algo como o ciclo de magias Finale , onde dizem "se X for 10 ou mais", onde a condição de gatilho e a substituição são escritas como parte do efeito que estão substituindo.

Se você ver isso chegando na MTG Arena e não estiver dando a você a escolha, há uma configuração de jogo para dizer ao jogo para escolher automaticamente a ordem do efeito de substituição, desligando isso permitirá que você escolha por si mesmo qual aplicar.