Como um feiticeiro Hexblade, uma arma Finesse usa CHA como um modificador de dano?
Portanto, a descrição de uma arma Finesse é que quando você faz uma jogada de ataque e uma jogada de dano, você usa Força ou Destreza, e deve ser a mesma estatística para ambas as jogadas. No entanto, Hex Warrior diz que, como um bruxo, você pode usar seu Carisma como um modificador de ataque.
Agora, já que a descrição da arma finesse afirma que ambas as jogadas devem ser iguais, e Hex Warrior a modifica para Carisma, isso significa que a jogada de dano também usa o modificador de Carisma, já que elas devem ser as mesmas?
Respostas
Sim, o Guerreiro Hex pode usar o modificador de Carisma do feiticeiro para as jogadas de ataque e dano.
O recurso Hex Warrior afirma o seguinte:
Ao atacar com essa arma, você pode usar seu modificador de Carisma, em vez de Força ou Destreza, para as jogadas de ataque e dano.
Esta regra se aplica quer a arma tenha ou não a propriedade finesse.
A palavra "pode" significa que o uso desse recurso é opcional. Por exemplo, se o modificador de Força do bruxo for maior que seu modificador de Carisma, ele ainda poderá usar seu modificador de Força para as jogadas de ataque e dano.
Observe que se o bruxo fizer um ataque que não adicionaria nenhum modificador de habilidade à rolagem de dano, ele não incluiria seu modificador de Carisma nos cálculos de dano. Por exemplo, se o feiticeiro estiver usando luta com duas armas e fizer um ataque improvisado com esta arma, então, por padrão, eles não adicionariam nenhum modificador de habilidade à jogada de dano.