O que acontece quando a Adamantina atinge a Adamantina?

Dec 09 2020

Vou direto ao assunto, em D&D 5e, se um jogador usando armadura de adamantina for atingido por uma arma de adamantina, o que acontece?

Respostas

7 Someone_Evil Dec 09 2020 at 04:32

O jogador não é um objeto; o golpe é um golpe normal

Armadura de Adamantina é um item mágico do DMG. O efeito relevante:

Enquanto você o está usando, qualquer golpe crítico contra você se torna um golpe normal.

As armas adamantinas, por outro lado, são descritas no Guia para Tudo de Xanathar (ênfase adicionada):

Sempre que uma arma adamantina ou munição atinge um objeto , o acerto é crítico.

Visto que as criaturas não são objetos , as armas adamantinas não têm efeito extra e são um acerto não crítico (mesmo se o resultado do d20 foi um 20).

Para o uso de armas adamantinas contra objetos adamantinos (assumindo que eles herdem a propriedade da armadura), existem duas exceções específicas contraditórias às regras gerais, então o Mestre deve usar seu bom senso (isso também se aplica a lidar com objetos em geral). Pessoalmente, eu preferiria que os efeitos se cancelassem mutuamente e consideraria aplicar isso como regra da casa ao cenário original, caso ele surja (pelo menos se for um dos meus PCs empunhando a arma).