Um Arqueiro Arcano pode escolher ativar o tiro arcano depois de ser desviado?
Inspirado por Posso usar míssil defletir se eu conseguir um aliado para atirar em mim? e pode um monge pegar e lançar um Tiro Arcano ativo de um Arqueiro Arcano de volta para eles com Mísseis Defletidos? , um Arqueiro Arcano (amigável) pode escolher não ativar seu Tiro Arcano quando atingir seu aliado, mas ativá-lo quando atingir o novo alvo?
Uma vez por turno, quando você dispara uma flecha de um arco curto ou longo como parte da ação de Ataque, você pode aplicar uma de suas opções de Tiro Arcano a essa flecha. Você decide usar a opção quando a flecha atinge uma criatura , a menos que a opção não envolva uma jogada de ataque.
Ênfase minha.
Portanto, neste cenário, Monica, o Monge, corre à frente, em uma posição onde pode ver Edwin, o mago inimigo. Archie, o Arqueiro, não tem linha de visão para o lançador inimigo. Ele atira sua flecha em Monica the Monk, que usa sua reação para desviá-la com sucesso.
Se você pegar um míssil dessa forma, poderá gastar 1 ponto de ki para fazer um ataque à distância com a arma ou munição que acabou de pegar, como parte da mesma reação.
Digamos que a flecha (lançada como um ataque por Monica the Monk) agora acerta Edwin, o mago inimigo; pode Archie the Arcane Archer então ativar o Arcane Shot para tentar afetar Edwin, o mago inimigo com ele?
Respostas
RAW, parece que funciona.
Isso funciona como está escrito, mas quase certamente não é pretendido e é um abuso de linguagem. Você enfatizou a parte fundamental da habilidade Arcane Shot:
Você decide usar a opção quando a flecha atinge uma criatura.
Notavelmente, não diz "quando o ataque acontece". Ele menciona explicitamente a flecha , ao invés de um ataque, atingindo a criatura.
Não está acontecendo em meus jogos.
Se eu sou o mestre, isso não está acontecendo. Para mim, parece totalmente óbvio que este é um resultado não intencional de usar "flecha" em vez de "ataque". Estou decidindo contra isso se acontecer enquanto eu for o Mestre.
Não
A habilidade Arcane Shot do arqueiro arcano diz em parte:
Uma vez por turno, quando você dispara uma flecha, [...] você pode aplicar uma de suas opções de Tiro Arcano a essa flecha. Você decide usar a opção quando a flecha atinge uma criatura , a menos que a opção não envolva uma jogada de ataque.
O arqueiro deve decidir usar os tiros quando atingir uma criatura. É importante ressaltar que enquanto a descrição geral da habilidade diz "acerta uma criatura", todas as opções de tiro arcano (exceto para Flecha Perfurante e Flecha Buscadora) dizem " A criatura atingida pela flecha ..." e não alguma forma de "Quando o seta acerta ... "
Isso significa que eles são mais específicos em suas palavras do que a descrição geral e o escopo de quando eles podem ser ativados é limitado assim que o arqueiro atinge o alvo em que está atirando.
A habilidade de desviar mísseis do monge diz em parte:
você pode usar sua reação para desviar ou pegar o míssil quando for atingido por um ataque de arma de longo alcance .
O Arqueiro Arcano está atingindo o Monge e, portanto, o monge se torna "a criatura atingida pela flecha."
As regras de combate para 5e são baseadas no conceito fundamental de fazer um ataque e acertar um alvo. Se um feitiço / característica não aderir a esta regra, essa exceção é explicitamente mencionada.
Como o recurso Deflect Missile do Monge carece de texto afirmando algo no sentido de "qualquer tipo de efeito mágico no projétil capturado é mantido para o ataque do Monge", o Arqueiro deve, portanto, decidir se deve ou não usar seu Tiro Arcano no ponto em que o Monk é atingido.
Não
Uma vez desviada, a flecha pertence ao monge, não ao arqueiro, e o monge não tem a habilidade.
... quando você (o arqueiro) dispara uma flecha ... você (também o arqueiro) pode aplicar ...
... você (o monge, não o arqueiro) ... faz um ataque à distância com a arma ou munição que acabou de pegar ...
As opções de tiro arcano só podem ser usadas enquanto você está disparando uma flecha
O recurso Arcane Shot afirma:
quando você dispara uma flecha de um arco curto ou longo como parte da ação de Ataque, você pode aplicar uma das opções de Tiro Arcano a essa flecha. Você decide usar a opção quando a seta atingir
Podemos interpretar isso como "gatilhos" ou como "condições". Quando digo "gatilho", quero dizer um evento singular que permite uma opção subsequente. "Condições", como estou usando a palavra, referem-se a um estado de coisas durante o qual uma opção pode ser usada.
Usando a interpretação do gatilho, existem dois eventos descritos no texto. O primeiro evento é "quando você dispara uma flecha de um arco curto ou longo como parte da ação de Ataque", enquanto o segundo evento é "quando a flecha atinge". Se considerarmos esses eventos isolados, então você pode usar uma opção de tiro misterioso com Deflect Missiles. Você disparou uma flecha como parte da ação de ataque e quando o monge faz seu ataque, a flecha acerta.
O problema com essa interpretação é que ela não define quando o primeiro gatilho termina, exceto quando a seta acerta. Sem definir um fim, cada flecha que você disparar se qualificaria para o segundo gatilho perpétuo. A exploração mais simples com isso é contornar a cláusula "como parte da ação de ataque". O Arqueiro Arcano passa alguns turnos atirando flechas para o ar. Ela então coleta as flechas e mais tarde, quando ela prepara um ataque, ela as usa como uma reação. Quando eles acertam, eles satisfazem o segundo gatilho e então ela usa uma opção de tiro arcano com eles.
Obviamente, não é assim que o recurso deveria funcionar. É ridículo imaginar que qualquer flecha que já tenha sido disparada como parte de sua ação de ataque possa desencadear Arcane Shot posteriormente. É aqui que a interpretação das "condições" se torna relevante.
Em vez de ver "quando você dispara uma flecha" como um evento instantâneo, podemos pensar nisso como um processo. "Quando" e "Enquanto" às vezes podem ser usados como sinônimos, portanto, se interpretarmos a frase como "enquanto disparamos uma flecha", entendemos que a condição deve ser satisfeita continuamente para que suas consequências sejam ativadas.
Usando esta interpretação, fica claro que a flecha desviada não poderia se beneficiar do Arcane Shot. Assim que a flecha atingir o monge, você não estará mais "disparando uma flecha como parte da ação de Ataque" O fato de você ter disparado essa flecha anteriormente é tão irrelevante para o ataque do monge quanto seria para sua ação preparada se você guardasse flechas para mais tarde .
Não, você não pode usar o Arcane Shot após a flecha ser desviada
Observando o requisito para esta habilidade:
Uma vez por turno, ao disparar uma flecha de um arco curto ou longo , você pode aplicar uma das opções de Tiro Arcano a essa flecha. Você decide usar a opção quando a flecha atinge uma criatura, a menos que a opção não envolva uma jogada de ataque.
- Requisito = Você dispara uma flecha. ( Você sendo o arqueiro Arcano)
O Arqueiro ataca e acerta o Monge , não a criatura inimiga, neste momento o Monge decide usar a habilidade Deflect Missiles . Para resolver esta habilidade, o dano é causado ao Monge , encerrando assim a ação de ataque dos Arqueiros .
Em seguida, quando Monks Deflect Missiles for resolvido, o Monge pode gastar um ki e fazer uma ação de ataque (se o dano for reduzido a zero). Quando o Monge ataca a criatura inimiga, agora é a ação de ataque do Monge que está sendo resolvida, não os Arqueiros .
Como a flecha agora é disparada pelo Monge usando sua mão e não um arco curto ou longo , nenhum dos requisitos originais para o tiro Arcano foram atendidos.