Não é fã de café? Isso pode ser genético

Aug 27 2016
Novas pesquisas indicam que uma variação genética pode afetar a rapidez com que o corpo decompõe a cafeína, afetando a frequência de um certo desejo.
Um novo estudo examinou a tolerância à cafeína em pessoas e encontrou algumas ligações genéticas surpreendentes. Daniel Berehulak/Getty Images

Hordas de zumbis, gemendo e se arrastando por uma cidade de manhã cedo: as massas grogues precisam de seu café. Mas nem todo mundo gosta daquele café com leite matinal. Aqueles que não gostam de café – o sabor, a adrenalina da cafeína, o alvoroço cultista – muitas vezes coçam a cabeça, imaginando por que tanta coisa gira em torno de uma bebida amarga de água quente e sementes torradas encharcadas. E mesmo aqueles que gostam de café se maravilham com aqueles caffiends que parecem capazes de beber xícara após xícara, hora após hora.

Um novo estudo da Universidade de Edimburgo e publicado na revista Scientific Reports sugere que pode haver uma razão genética pela qual algumas pessoas parecem mais propensas ao desejo de café do que outras. De acordo com o estudo, aqueles de nós com uma variação de DNA em um gene chamado PDSS2 tendem a beber menos xícaras de café do que aqueles sem a variação.

O que esse gene faz? Os corpos daqueles com a variação do PDSS2 têm uma capacidade reduzida de quebrar a cafeína, e os cientistas sugerem que isso significa que, com um processo mais lento, qualquer cafeína consumida permaneceria no corpo por mais tempo, expandindo o tempo entre os desejos físicos por outra dose.

É a cafeína no café que pode manter as pessoas alertas e acordadas , embora algumas experimentem efeitos negativos como irritabilidade, inquietação e dor de estômago.

Mais de 1.200 pessoas em sete aldeias da nação amante do café da Itália foram entrevistadas sobre sua ingestão diária de café. Aqueles com a variação PDSS2 bebiam em média uma xícara de café a menos por dia do que aqueles sem a variante.

A equipe de pesquisa replicou o estudo com 1.731 pessoas na Holanda e encontrou os mesmos resultados, embora com uma diferença ligeiramente menor na ingestão de café entre os grupos – embora os cientistas digam que essa discrepância pode ser porque os italianos tendem a beber xícaras menores de café do que os italianos. os holandeses, que preferem xícaras maiores com mais cafeína em geral.

"Os resultados de nosso estudo se somam a pesquisas existentes, sugerindo que nosso desejo de beber café pode estar embutido em nossos genes", diz o Dr. Nicola Pirastu, principal autor do estudo, em um comunicado à imprensa . Precisamos fazer estudos maiores para confirmar a descoberta e também para esclarecer a ligação biológica entre o PDSS2 e o consumo de café."

Pesquisadores da empresa italiana de café Illy participaram do estudo, embora os cientistas digam que a Illy não ofereceu apoio financeiro. E embora o estudo tenha analisado apenas o consumo de café, quem sabe – talvez em breve veremos refrigerantes carbonatados e bebidas energéticas adotando campanhas de marketing direcionadas a determinados pools de genes.

Agora isso é interessante

Não são apenas os humanos cujas preferências são influenciadas pelos genes – um estudo recente identificou uma razão genética pela qual certas raças de cães parecem mais motivadas pela comida do que outras.